terça-feira, 20 de abril de 2021

U-BLOX NINA W106 SENDO PROGRAMADO EM BASIC ANNEX RDS - MANDANDO TEMPERATURA PARA O SERVIDOR u-BLOX THINGSTREAM.IO

u-BLOX NINA W106 SENDO PROGRAMADO EM BASIC ANNEX RDS  -MANDANDO TEMPERATURA PARA O SERVIDOR u-BLOX THINGSTREAM.IO


O objetivo deste BLOG é demonstrar como é possível programar o módulo u-BLOX NINA W106 (ESP32) no starter kit EVK-NINA-W1 com a linguagem BASIC ANNEX WiFi RDS (1.43 Beta) e transmitir os dados coletados (temperatura - Random) para um servidor MQTT da u-BLOX (mqtt.thingstream.io) via WIFI, pela porta 1883 (não SSL). Os  dados são tratados por uma poderosa ferramenta da u-BLOX chamada FLOW.

u-BLOX NINA W106

Wi-Fi 802.11b/g/n
Dual-Mode Bluetooth v4.2
Poderoso suporte de CPU aberta para aplicativos personalizados
Tamanho pequeno e várias opções de antena
Pino compatível com outros módulos NINA
Certificação global
Módulo baseado no ESP32, com 4MB FLASH

SMARTCORE

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Nosso portifólio inclui modem 2G/3G/4G/NB-IoT/Cat.M, satelital, módulos WiFi, Bluetooth, GNSS/GPS, Sigfox, LoRa, leitor de cartão, leitor QR code, mecanismo de impressão, mini-board PC, antena, pigtail, LCD, bateria, repetidor GPS e sensores.
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SOBRE A LINGUAGEM BASIC

BASIC (acrônimo para Beginner's All-purpose Symbolic Instruction Code; em português: Código de Instruções Simbólicas de Uso Geral para Principiantes) é uma linguagem de programação, criada com fins didáticos, pelos professores John George Kemeny, Thomas Eugene Kurtz e Mary Kenneth Keller em 1964 no Dartmouth College.

Basic pode ser uma opção de linguagem para se aprender lógica, uma vez que foi desenvolvida em alto nível (próxima da linguagem humana). Além da sua relativa facilidade de criar aplicações de forma simples e rápida.

BASIC também é o nome genérico dado a uma grande família de linguagens de programação derivadas do BASIC original. Provavelmente existem mais variações de BASIC do que de qualquer outra linguagem de programação.

BASIC ANNEX RDS

ESP-NOW, BLE, MQTT...ÓTIMO PARA IoT

Veja o HELP  do BASIC ANNEX RDS

Veja também FAQ


MQTT

Para os dispositivos de Internet das Coisas (IoT), a conexão com a Internet é um requisito. A conexão com a Internet permite que os dispositivos trabalhem entre si e com serviços de backend. O protocolo de rede subjacente da Internet é o TCP/IP. Desenvolvido com base na pilha TCP/IP, o MQTT (Message Queue Telemetry Transport) tornou-se o padrão para comunicações de IoT.



 É um protocolo de mensagens de publicação/assinatura, extremamente simples e leve, projetado para dispositivos restritos e redes de baixa largura de banda, alta latência ou não confiáveis. Os princípios de design são minimizar a largura de banda da rede e os requisitos de recursos do dispositivo, ao mesmo tempo em que tentam garantir a confiabilidade e algum grau de garantia de entrega. Esses princípios também acabam por tornar o protocolo ideal do emergente mundo "máquina para máquina" (M2M) ou "Internet das Coisas" de dispositivos conectados, e para aplicativos móveis onde a largura de banda e a bateria estão em um prêmio.

ANNEX implementa o protocolo com as seguintes limitações:

- Ele só pode publicar mensagens QoS 0.

- Pode se inscrever em QoS 0 ou QoS 1.

- O tamanho máximo da mensagem é de 256 caracteres

- O intervalo de manutenção é definido para 15 segundos

- O cliente usa MQTT 3.1.1


Thingstream
Conheça ThingStream, servidor MQTT da U-BLOX
Implementa também SSL e SN-MQTT

ublox


INTERPRETADOR ?

O interpretador básico funciona através da leitura de um arquivo de script salvo no sistema de arquivamento em disco local esp.

Este é o modo padrão se nenhum SDcard externo estiver conectado ao u-BLOX NINA W106.

Além disso, o Annex32 pode usar um SDcard externo como sistema de arquivos, permitindo até 16 Gbytes de espaço em disco.

Durante a inicialização, se um SDcard externo for detectado, ele será conectado automaticamente e usado como o sistema de arquivos padrão, caso em que o sistema de arquivo interno não será usado.

Como o u-BLOX NINA W106 contém uma boa quantidade de RAM, o script do usuário é copiado do disco para uma área dedicada na memória RAM onde é executado, junto com a lista das linhas do programa, os rótulos dos ramos e a lista do usuário definido sub-rotinas ..

Isso usa mais RAM em comparação com outras abordagens, mas permite uma execução mais rápida do programa.

Outra consideração de desempenho é que o u-BLOX NINA W106 deve ser capaz de executar várias atividades em segundo plano (servidor web, servidor de arquivos, etc.), portanto, precisa de memória livre suficiente para executar tais tarefas, e essas tarefas paralelas obviamente terão um impacto no desempenho do script ..

Portanto, em termos de desempenho, o interpretador não é particularmente rápido, mas deve ser rápido o suficiente para a maioria das tarefas que você pode exigir. 

Comandos/Eventos MQTT do BASIC Annex RDS


FUNÇÕES/COMANDOS

DESCRIPTION

Ret = MQTT.Setup(server$ [,port])

Configure as comunicações MQTT.


Server$ é o endereço do servidor MQTT


Port é a porta MQTT; se não definidos padrões para 1883

Ret = MQTT.Connect(login$, pass$ [id$])

Conecte-se ao servidor usando o login e senha fornecidos.


Opcionalmente, id$ permitem definir um ID arbitrário

Ret = MQTT.Connect("", "", [id$])

Conecte-se ao servidor sem identificação


Opcionalmente, id$ permitem definir um ID arbitrário

Ret = MQTT.Disconnect()

Desconecta-se do servidor MQTT

Ret = MQTT.Publish(topic$, message$)

Publique uma mensagem de sequência no tópico especificado

Ret = MQTT.Subscribe(topic$ [,Qos])

Assina mensagens publicadas no tópico especificado.


Qos podem ser 0 ou 1; se não definidos padrões para 0

Ret = MQTT.UnSubscribe(topic$)

Cancelar assinaturas do tópico especificado

Ret = MQTT.Connected()

Retorna o status de conexão atual.


Retorna 1 se conectado ou 0 se desconectado

OnMQTT label


Defina um rótulo onde o programa saltará quando uma mensagem MQTT for recebida

Ret$ = MQTT.Message$


Retorna a mensagem MQTT recebida

Ret$ = MQTT.Topic$

Retorna o tópico MQTT recebido

Assina: Subscribe  Publica: Publish


Obtendo MAC ADDRESS


Print MAC$

Exemplo

O exemplo abaixo:
  • Define o servidor e porta (não SSL) do Servidor ThingsStream.io
  • Transfere as credenciais
  • Publica um número RANDOM no tópico a cada 10 segundos
  • Se inscreve no mesmo tópico, mostra o retorno quando publicado algo nele
' MQTT test program ' Using THINGSTREAM.IO (u-BLOX) print mqtt.setup("mqtt://mqtt.thingstream.io:1883",0) print mqtt.connect("I7UPHZWCKHZASRDIxxxx", "xxxxuIOtke4yXeF1lY9mXbbCxTovHAAgE3CViJ/4", "device:xxxxc9a7-3211-4e46-8a9a-a390f2e4ca86") print mqtt.subscribe("esp32-sniffer/a4cf127531c8/ble") ' subscribe to the topic onmqtt mqtt_msg while 1 ' send messagages to MQTT ThingStream.io print mqtt.publish("esp32-sniffer/a4cf127531c8/ble", "Annex "+str$(RND(100))) pause 10000 Wend print ramfree wait ' receive messages from the server mqtt_msg: print "TOPIC : "; mqtt.topic$ print "MESSAGE: "; mqtt.message$ return



Execução

Credenciais devem ser obtidas no ThingStream.IO

Pegue aqui as credenciais
Servidor

Tráfego no Broker MQTT da u-BLOX

Servidor MQTT ThingStream recebendo dados (RANDOM) do Tópico do u-BLOX NINA W106
(estão em HEXADECIMAL)


Flow

No exemplo, FLOW está inscrito no Tópico o qual u-BLOX NINA W106 publica dados.

Sendo os dados publicados, o FLOW encaminha para o debug para visualização.

Basicamente o Flow se inscreve no mesmo tópico, transforma os dados recebidos para String e
mostra no debug do Flow.


Sobre o thingsteam subcribe no FLOW, é o campo que fez subscribe para receber os dados enviados pelo u-BLOX NINA W106 (publish)

DÚVIDAS

suporte@smartcore.com.br

REFERÊNCIAS

A SmartCore fornece módulos para comunicação wireless, biometria, conectividade, rastreamento e automação.
Nosso portfólio inclui modem 2G/3G/4G/NB-IoT/Cat.M, satelital, módulos WiFi, Bluetooth, GNSS / GPS, Sigfox, LoRa, leitor de cartão, leitor QR code, mecanismo de impressão, mini-board PC, antena, pigtail, LCD, bateria, repetidor GPS e sensores.

Mais detalhes em www.smartcore.com.br 

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